Olá pessoal!

Hoje eu gostaria de escrever sobre esse material que muitas vezes é desprezado no ateliê cerâmico mas é extremamente versátil e muito acessível: o engobe.

Engobe é uma argila na forma líquida que contrasta com a cor de fundo da argila que compõe a peça. Desse contraste, surge a decoração.

O engobe pode ser uma argila pura (por exemplo porcelana) ou uma argila com pigmentos. A combinação de cores é infindável e, ao contrário dos esmaltes, normalmente a cor que o engobe apresenta vai ser a cor final queimada.

Falando em esmaltes, para que a decoração do engobe apareça na peça pronta o esmalte empregado deve transparente.

Método de Aplicação:

O engobe pode ser aplicado por pincel ou despejado na peça ainda em ponto de couro (úmida). Aplicando em peças secas, há o risco do engobe descascar ou da peça esfarelar pela hidratação brusca.

O método mais comum de aplicação é por pincel. Aplica-se duas ou mais camadas na área desejada dependendo da opacidade que se deseja.

Tipos de Decoração por Engobe:

Cobertura Simples ou Total

Nesse tipo, a peça é totalmente coberta pelo engobe. Antigamente, a porcelana era um material muito caro então os ceramistas produziam peças em uma argila mais comum e depois banhavam elas em um engobe de porcelana, dando um aspecto mais refinado. Nessa categoria incluímos as cerâmicas kohiki.

Garrafa no estilo Kohiki
Hakemê

Hakemê é uma pintura de engobe (usualmente de argila branca) feita por um pincel com cerdas duras. São feitas pinceladas rápidas e gestuais. O caráter espontâneo é que traz o interesse nesse tipo de decoração. É muito apreciado nos círculos de cerimônia do chá.

Tigela em hakemê do ceramista inglês Phil Rogers. www.philrogers.com
Esgrafito, Sgraffito ou Kaki-otoshi

Técnica que consiste em aplicar um engobe e depois retirá-lo em algumas partes, mostrando a cor da argila de fundo. Para a retirada do engobe, pode-se usar uma ferramenta pontiaguda, um pente ou ainda uma ferramenta chamada tobi-kanna. Essa última é usada em conjunto com o torno e o ceramista gira a peça enquanto empunha a ferramenta, que vai batendo na superfície e retirando pedaços de engobe.

Fonte:日本美術図解事典. 東京美術
Incrustação

Tipo de decoração com o engobe no qual a parte retirada do engobe é preenchido por outro engobe. Pode também ser aplicado engobe sobre um recesso sem haver necessariamente uma aplicação anterior de engobe.

Depois que o engobe incrustado na peça seca, ele é raspado ou lixado, ficando a decoração restrita à area do baixo relevo.

aplicação de engobe branco (porcelana) na peça de terracota sobre baixo relevo feito por carimbo (mishima)
Fonte:日本美術図解事典. 東京美術
Conclusão

Como podem ver, existem inúmeras possibilidades de decoração com o engobe. Com um pouco de porcelana líquida que sobra da moldagem no torno, o ceramista já pode ter acesso a esse material que pode ser uma solução barata e muito interessante esteticamente.