Olá pessoal!

Tal qual os enófilos que escolhem as taças de vinho, os bebedores de chá também possuem predileção por certos formatos para se beber o chá. 

O tipo do chá, a região da produção das folhas e até o clima de onde está o apreciador, tudo é levado em conta no hora de se escolher o xícara, tigela ou copo. Existem vários tipos de recipientes usados para a apreciação do chá, podendo ser xícaras, tigelas de chá ou até mesmo copos.

A xícara foi uma invenção ocidental e é relativamente recente.

A Origem do Prato e da Xícara de Chá

Segundo goodwyntea, as xícaras de chá foram uma alteração das tigelas de chá orientais. E não foi antes de 1750 que as alças foram colocadas nas tigelas. 

Já os pratos, eram usados inicialmente para esfriar o chá mais rapidamente sendo só depois usados como plataformas para as xícaras. 

Gaiwan, Chawan e Yunomi

Por conta do chá (folhas da planta Camelia sinensis) ser originário do oriente, seu uso lá é muito antigo. Assim, dependendo da região ou país existem tipos bem distintos de cerâmicas, adaptados aos chás produzidos naquela região. 

Apesar disso, de uma forma bem geral, os chineses costumam tomar chá em tigelas abertas bem pequenas com prato e tampa. São chamados de Gaiwan.

Gaiwan. Fonte: Wikipedia

Já os chawans são as tigelas de chá para a cerimônia do chá no Japão. Nelas, bebe-se o matcha, que é um chá verde em pó.

Chawan em esmalte tenmoku

Quanto ao seu formato, dependendo da estação do ano, por exemplo, o mestre de cerimônia pode escolher um formato específico. No verão, escolhe-se um chawan com o formato mais aberto para que o chá se resfrie mais rapidamente. 

Veja a diversidade de formas no esquema abaixo:

Fonte: 日本美術図解事典. 東京美術

O Yunomi é um copo usado para se tomar informalmente chás no Japão. Os copos variam em formatos mas normalmente são cilíndricos e possuem de 90 à 160 ml de volume. Os tipos de chás mais usados para os yunomi são os chá verdes, como o sencha.

Os chás e o material dos recipientes

Os chás podem mudar de sabor dependendo de onde forem despejados. Xícaras ou tigelas de chá sem esmalte absorvem um pouco do sabor do chá, tornando-o mais suave.

O esmalte do tipo tenmoku é rico em ferro em sua composição e os entendidos dizem esse mineral suaviza o sabor de chás, como o Oolong.

Agora vamos ver como escolher o formato para o seu chá dependendo do tipo de chá escolhido.

Formato Clássico

O formato clássico é aquele de meia esfera. Pode ser mais baixo ou mais alto mas a borda da xícara é íngreme. Sua função é maximizar a área superficial de chá. Com isso, o apreciador pode beber mais chá em cada gole, aproveitando mais a textura e sabor da bebida.

Essas xícaras e tigelas são mais apropriadas para se beber chás encorpados como os chás pretos.

Formato Clássico

Formato Aberto

Esses formatos ajudam a resfriar o chá mais rápido, sendo adequados para os chás mais suaves, como os verdes e brancos. Além disso, para cada gole, bebe-se menos chá do que o formato clássico, podendo assim ser mais apreciado e percebido os sabores com mais cuidado.

Formato Aberto

Formato Flute

Esse formato, semelhante ao Yunomi concentra o aroma, entregando um bouquet ao apreciador. Esse tipo é muito bom para chás aromáticos mais potentes, como Oolong, chás florais ou Earl Grey.

Formato Fechado ou Flute

Conclusão

O consumo do chá é um universo à parte e sua apreciação também depende dos recipientes utilizados. Além do conhecimento, uma boa maneira de saber o melhor tipo de utensílio para o seu chá é testar em vários e perceber as mudanças sutis que cada um dá para a apreciação dessa bebida.

Fontes:

https://chano-yu.com/blog/the-relationship-between-the-flavor-of-water-and-the-minerals-in-ceramic-clay/

http://www.artofjapanesetea.com/tea-utensils/what-is-a-yunomi/

https://www.meimeitea.com/blogs/latest-news/everything-you-ever-wanted-to-know-about-teacup-shapes