Gustavo Assis

Sou graduado em arquitetura e urbanismo, na UFRJ. Logo após minha formação, me dediquei à administração de imóveis, reformas e projetos de arquitetura mas sempre tive muito interesse pela cultura japonesa, principalmente o paisagismo japonês e pela cerimônia do chá.

Resolvi morar por 3 anos em Quioto, Japão, e lá pude, enquanto trabalhava e estudava a língua japonesa, me aprofundar nos estudos da cerimônia do chá e na cultura local. Descobri a riqueza da cerâmica oriental despertando em mim muito interesse. Ao voltar ao Brasil, iniciei meus estudos na arte cerâmica e percebi que poderia com ela demostrar a minha grande admiração à estética oriental assim como satisfazer a minha necessidade de expressão criativa. Isso porque ao mesmo tempo que cerâmica possui uma história que se confunde com a própria humanidade, é feita de barro, material simples e altamente plástico, que dá ao criador infinitas possibilidades de imprimir no seu trabalho sua identidade.

Criei então meu ateliê e especializei-me em usar esmaltes antigos do extremo oriente (como o celadon, tenmoku, sangue de boi, entre outros) em peças utilitárias e decorativas para o uso cotidiano. Paralelamente à essa produção, comecei a produzir esculturas que fossem simplesmente resultados da minha imaginação, sem que necessariamente atendessem às necessidades do uso diário.

No início de 2019, decidi me mudar do Rio para a cidade da serra fluminense de Nova Friburgo. Com a mudança, meu ateliê veio junto e foi um período de muitas descobertas. Meu novo estilo de vida assim como a maior proximidade à natureza passaram a fazer muito mais sentido para mim e para o meu trabalho com a cerâmica.

Sou graduado em arquitetura e urbanismo, na UFRJ. Logo após minha formação, me dediquei à administração de imóveis, reformas e projetos de arquitetura mas sempre tive muito interesse pela cultura japonesa, principalmente o paisagismo japonês e pela cerimônia do chá.

Resolvi morar por 3 anos em Quioto, Japão, e lá pude, enquanto trabalhava e estudava a língua japonesa, me aprofundar nos estudos da cerimônia do chá e na cultura local. Descobri a riqueza da cerâmica oriental despertando em mim muito interesse. Ao voltar ao Brasil, iniciei meus estudos na arte cerâmica e percebi que poderia com ela demostrar a minha grande admiração à estética oriental assim como satisfazer a minha necessidade de expressão criativa. Isso porque ao mesmo tempo que cerâmica possui uma história que se confunde com a própria humanidade, é feita de barro, material simples e altamente plástico, que dá ao criador infinitas possibilidades de imprimir no seu trabalho sua identidade.

Criei então meu ateliê e especializei-me em usar esmaltes antigos do extremo oriente (como o celadon, tenmoku, sangue de boi, entre outros) em peças utilitárias e decorativas para o uso cotidiano. Paralelamente à essa produção, comecei a produzir esculturas que fossem simplesmente resultados da minha imaginação, sem que necessariamente atendessem às necessidades do uso diário.

No início de 2019, decidi me mudar do Rio para a cidade da serra fluminense de Nova Friburgo. Com a mudança, meu ateliê veio junto e foi um período de muitas descobertas. Meu novo estilo de vida assim como a maior proximidade à natureza passaram a fazer muito mais sentido para mim e para o meu trabalho com a cerâmica.

No momento, dou aulas, escrevo sobre cerâmica no meu blog, produzo cerâmica para clientes por encomenda e para a pronta entrega na minha loja, trabalho em parceria junto à designers de interiores, paisagistas e arquitetos, participo de feiras de artesanato e de eventos com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as técnicas da cerâmica ao público geral.

Minha missão

Como arquiteto e artesão, minha produção está carregada com a minha história e me dedico a dar vida aos lares com objetos únicos, oferecendo uma alternativa ao mundo de bens impessoais e comuns. Além disso, acredito que a funcionalidade aliada à beleza dá a capacidade aos objetos em transformar positivamente a vida das pessoas. Dessa forma, desde a concepção eu me envolvo tanto artisticamente como pragmaticamente ao meu trabalho e o resultado final reflete o meu amor aos objetos tanto pela sua beleza como sua integração harmônica aos ambientes e às suas funções.