Olá pessoal! Hoje gostaria de abordar um tema para aqueles que desejam construir seus próprios fornos. O forno à gás apresenta uma série de vantagens em relação aos fornos à lenha, dentre os quais o fato de não emitirem fumaça, podendo ser colocados em áreas mais densamente habitadas sem causar incômodos à vizinhança. Ao mesmo tempo, são mais fáceis de serem construídos que os elétricos por ter o sistema de queima muito mais simplificado já que são usados os maçaricos.
Dentre os modelos de fornos à gás, destaco o de ar forçado para baixo que, como o nome diz, direciona o ar para baixo, fazendo com que as chamas percorram todo o forno, sendo mais eficientes em termos de gasto de energia. As chamas saem dos maçaricos e são direcionadas para o topo da câmara do forno. Como a entrada da chaminé encontra-se na parte inferior, o ar aquecido tem que descer, percorrendo as peças e conservando assim o calor. O ceramista controla a razão do fluxo desse ar com uma peça conhecida como damper. Ela normalmente é um pedaço de prateleira que é colocada na saída da chaminé. Quando o fluxo é muito baixo, é deslizada essa prateleira para fora, aumentando a vazão de exaustão. Quando o fluxo é muito alto, o damper é usado para obstruir o fluxo de ar de saída pela chaminé.
Princípios Gerais de Desenho
Os construtores de fornos perceberam que existem conceitos gerais que devem ser observados na criação de fornos cerâmicos. Descrevo abaixo os pontos principais que devem ser tomados em consideração na elaboração dos fornos:
- O primeiro princípio diz que o cubo é o melhor formato para o formato de um forno. Quando a altura da câmara do forno é aumentada, saindo da razão igual à largura, mais desigual fica a temperatura entre a base e as prateleiras superiores do forno. No caso dos fornos de ar forçados para baixo, todo o volume do forno deve estar inscrito nesse cubo. A profundidade do forno não depende dessa relação entre a altura e largura, sendo que o forno pode ter um formato de túnel sem detrimento da eficiência geral da queima.
- O formato do forno deve facilitar a circulação do ar. Tetos das câmaras abobadados facilitam assim a circulação do ar, tornando o processo de queima mais eficiente e evitando a formação de bolsões de superaquecimento.
- Para os fornos a gás, deixe um espaço de 12 cm nas laterais internas do forno para o fluxo de ar e combustão do gás.
- A área total da saída da chaminé deve ser igual ou maior que a soma das áreas das entradas de ar. O número de entradas de ar vai depender do números de maçaricos usados e consequentemente do tamanho da câmara e a temperatura desejada. Quanto maior o volume, mais queimadores serão necessários para atingir a temperatura. Como o ar é forçado para dentro da câmara de gás, a entrada para os queimadores deve ter somente um diâmetro um pouco maior que a boca do maçarico.
- Para fornos à gás, a chaminé tem o papel de exaustão de gases e partículas tóxicas. Sua função como promovedora de fluxo de ar dentro da câmara não é tão necessária quanto os fornos à lenha já que os maçaricos injetam ar pela pressão existente no botijão de gás. De qualquer forma, existe um cálculo da altura da chaminé multiplicando a altura interna da câmara por 3 mais 1/3 da largura interna da câmara como empuxo linear (largura essa que vai desde a parede interna da câmara até a parede interna da chaminé).
Funcionamento do Maçarico
Os maçaricos usados pelos construtores de fornos cerâmicos são bem simples. Eles possuem um orifício e uma câmara onde o gás é misturado com o ar em alta pressão. A própria pressão do gás encarrega-se de puxar o ar para dentro da câmara. Esse fenômeno chama-se efeito Venturi. Essa mistura de ar e gás é queimado na ponta do queimador e aquece o forno. Podemos regular a mistura de ar e combustível através de um regulador que fica na base do maçarico, fazendo com que a queima seja o mais eficiente possível.
Normalmente, o fabricante especifica os BTUs que o maçarico produz para que seja feito o cálculo do número necessário para o seu forno.
Cálculo de Consumo
Para o cálculo de BTUs/h por pés cúbicos, temos a seguinte tabela:
Construção | Cone 06 Btu/H | Cone 6 Btu/H | Cone 10 Btu/H |
Tijolo Refratário 22 cm | 12.000-17.000 | 14.000-18.500 | 16.000-20.000 |
Tijolo Isolante 22 cm | 6.000-10.000 | 8.000-13.000 | 10.000-16.000 |
Fibra Cerâmica 15 cm | 4.000-6.000 | 6.000-8.000 | 7.000-10.000 |
Os valores mais altos de cada campo prevêem a queima entre 6 à 7 horas. As mais baixas, de 14 à 16 horas.
Como exemplo, digamos que queremos fazer um forno de 300 litros de volume interno. Convertendo em pés cúbicos, temos aproximadamente 10,60 pés cúbicos. Multiplicando 10,60 por 18.000 Btus (para queima em cone 10 em tempo médio), temos 190.800 Btus/h.
Dividindo esse valor pelo número de queimadores, obtemos o valor necessário para cada um.
190.800 dividido por 4 = 47.700 Btus/h por queimador. Um fabricante dá 70.000 Btus/h como capacidade máxima de seu queimador. Então essa quantidade de queimadores atende à demanda e ainda tem uma sobra. É sempre melhor majorar os cálculos a trabalhar com o equipamento no limite.
No próximo post, vou escrever sobre as técnicas construtivas para os fornos à gás. Até lá!
Fontes:
- Olsen, Frederick L. The Kiln Book. University of Pennsylvania Press.
- Kiln Building: LPG Burner Calculations. http://www.potterswithoutborders.com/2012/07/lpg-burner-calculations/
- Ward, Marc. Draft & Its Importance. Clay Times Jan. 1998. http://www.wardburner.com/draft.html
Muito bom . Estou iniciando e pretendo construir um forno a gás e trabalhar só com cinzas
Pelo q entendi, se eu for construir um forno de 1,00×1,00 terei q usar 4 maçaricos?
Olá Maria das Graças. Obrigado pela leitura. Vai depender da temperatura a ser atingida, do tempo de queima, da capacidade do seu maçarico e do tipo de isolamento que for usado.
Ola Gustavo,
Veja só : comprei 3m2 de manta acrilica 1260 graus 6mm, e um macarico lança chamas. Tenho algumas tijolos refratarios de churrasqueira. Gostaria de saber:
Que tamanho deve ser o forno?
Que tipo de termometro devo usar?
Posso fazer este forno movel?
Aguardo sua atencao.
Gostei de conversar Sobre o projeto de um forno para queima cerâmica artesanal.
Olá Gustavo! Muito obrigada por compartilhar informações tão raras e difíceis de encontrar .
Pretendo fazer um forno à gás e gostaria de saber que tipo de maçarico preciso. Obrigada .
Olá Georgia, os maçaricos tem que ser especiais para fornos de cerâmica. Procure com a J Ricardo ou Orient. Um abraço!
Bom dia Gustavo,
Parabéns pela matéria!!
Fiz ontem a 2ª queima no forno que construí. Consegui chegar aos 980° em 9 hs. Meu objetivo é c chegar a 1260°. Vou iniciar a construção do novo forno seguindo suas orientações.
Agradeço suas informações, forte abraço!
Fico feliz com os resultados! Um abraço!
Bom dia Gustavo, Parabéns pela matéria!! Fiz ontem a 2ª queima no forno que construí. Consegui chegar aos 980° em 9 hs. Meu objetivo é c chegar a 1260°. Vou iniciar a construção do novo forno seguindo suas orientações. Agradeço suas informações, forte abraço!
Olá Gustavo!
Gostaria de saber se vc constrói tbm ou se conhece alguém para indicar!!
Trabalho com Cerâmica de alta temperatura a 25 anos, uso forno a gas.
Estou precisando ampliar e pretendo construir um forno com 2 ou 3 carrinhos.
Gostaria da sua indicação!
Obrigada desde já!
Olá!meu nome é Nilton Guimarães tenho um forno pronto que fazia queimas à lenha. Agora estou querendo passar pra forno à gás utilizando a mesma estrutura de tijolo. Gostaria de saber se à problema da chaminé focar por dentro do forno.
O ar na chaminé precisa ter uma temperatura mais baixa que o interior do forno justamente para poder sugar o ar quente que está lá dentro. Mas na prática não sei te dizer se isso afetará ou não a performance do seu forno. Espero ter ajudado.
Bom dia Gustavo Assis,estou encantada,com a matéria tão rica em detalhes,sobre fornos.,eu,gostaria muito de construir um forno,para queima de cerâmicas artesanais,mas totalmente com o uso de lenha.nao quero muito grande.o que vc tens a me dizer,como conselho,já que estou começando recente nesse mundo encantador da cerâmica .tijolos??? Somente refratários,ou posso usar outros tipos maciços??Gustavo,tens projetos de fornos assim,para vender,para quem tiver interesse??
Olá Maria! Obrigado pela leitura! Já respondi sua questão por WhatsApp.
olá, estou encantada com seu blog e o seu conteúdo rico e maravilhoso! Já me aventuro na cerâmica, porém iniciante ainda e tenho um desejo antigo que pretendo colocar em prática ainda este ano(vai se um aventura e tanto, pq aqui na minha região(interior do estado de São Paulo) é uma saga até pra conseguir os tijolos refratários..ahahaha até eles tem que vir de fora rs,rs): e seguindo na minha saga então na construção de um forno a gás como este seu divulgado no blog..na real eu gostaria de me dedicar exclusivamente a alta temperatura numa linha de utilitários…enfim, com este projeto do seu forno eu consigo trabalhar com alta temperatura?
desde já lhe agradeço imensamente por você compartilhar tão generosamente o seu conhecimento…estou amando o seu blog!
Olá Márcia. Obrigado pela leitura. Esse forno consegue sim alcançar alta temperatura.
Boa noite , gostaria de saber, qual é o maçarico ideal para um forno de alta temperatura, um fabricante bom que você indicaria, você pode indicar? Obrigado Fica com Deus!!!
Olá Edson, eu uso o da JRicardo e recomendo. Um abraço!
Olá Gustavo, ótima matéria! Nos fornos a gás da p instalar termopar e fazer programações de queima como nos fornos elétricos? Desculpe sou iniciante e tenho muitas dúvidas e gostaria de uma indicação de alguém q construa fornos.
Olá Solange! Obrigado pela leitura! Nos fornos a gás que eu trabalho o controle da temperatura é totalmente manual. Espero ter ajudado!
Excelente texto
Muito obrigado pela leitura!
Prezado Gustavo,
Parabéns pelo texto. É raro encontrar informações técnicas e esquemas construtivos sobre fornos a gás em alvenaria.
Fiquei em dúvida sobre as dimensões internas da chaminé. Não entendi aquela explicação sobre o 1/3 da largura interna da câmara. Se for possível gostaria de pedir para vc desenhar um esquema para facilitar o entendimento?
Desde já agradeço por sua atenção.
Abrçs.