Olá pessoal!
Esse post é dedicado aos dedos verdes (ou não) que amam plantas em seus lares! Vou tentar esclarecer algumas dúvidas gerais em como cultivar plantas dentro de casa.
A coisa mais importante é saber qual tipo de planta que você tem. Dependendo disso, você deverá escolher o vaso, o substrato ou o local de sua casa que será mais adequado ao tipo a ser cultivado.
Vamos aos tipos mais comumente usados para interiores:
Suculentas
Vêm sido usadas muito ultimamente por sua beleza e robustez. Seu nome vem das folhas rechonchudas. Elas são uma reserva de água para a planta nos períodos de seca. Por isso, não precisam muito de rega e podem até morrer se houver muita água no solo. O substrato deve ser bem permeável, para deixar a água em excesso escorrer facilmente.
Boa parte delas gostam de muito sol e mas existem algumas que toleram meia sombra. Pergunte ao vendedor qual o tipo e coloque a planta na sua casa de acordo com a orientação dele. Um cactus dificilmente se dará bem em um ambiente de meia sombra ao passo que uma Aloe poderá viver nesse lugar sem problemas.
Como recebem pouca rega, podem ser colocadas em quase qualquer tipo de vaso ou suporte (paredes, troncos e árvores, etc.). Só garanta que haja boa drenagem.
Aráceas
São plantas com folhas muito ornamentais e bem adaptadas às condições de baixa insolação. Gostam de umidade e de climas quentes. Seu habitat natural é a região sombria das florestas tropicais. Nessa família estão as espécies de antúrios, filodendros e jibóias.
Escolha um tipo de substrato que retenha água e fique atento com a rega. Essas plantas gostam de regas periódicas. Eu pessoalmente gosto de borrifar água em suas folhas. Elas ficam mais bonitas e ajuda a limpar a sua superfície de ácaros.
Samambaias
Pertencem a essa família as avencas, chifre de veado e Asplênio. Ficam muito bonitas em vasos pendurados. Não apresentam flores pois sua reprodução se dá por meio de esporos mas possuem folhas muito ornamentais.
Amam a umidade. Borrife (de preferência de manhã) água sobre as folhas. A outra opção é colocá-las no banheiro. Assim, elas se beneficiarão do vapor do banho. O solo deve ser poroso mas deve absorver água. Uma boa pedida é a fibra de coco.
Evite colocá-las sobre o sol direto. Elas preferem o sol filtrado.
Epífitas
Esse tipo de plantas vive em troncos das árvores. Esse nome vem do latim (epi – em cima, fitos – planta). Nesse tipo se encaixam boa parte das bromélias, orquídeas e samambaias. Vivem usando como suporte as outras plantas mas não são parasitas.
As bromélias epífitas usam as raízes principalmente para a fixação. A absorção de água e nutrientes acontece na coroa da planta onde existem células especiais. Portanto, quando for fazer a rega e a adubagem, molhe também o interior da bromélia.
As orquídeas precisam de solos bem drenados e aerados para evitar o apodrecimento das raízes. Deixe ela em um local bem iluminado mas longe da luz direta do sol. Use vasos com furos para manter suas raízes saudáveis.
Vasos com furos ou sem furos?
Existem vasos com furos e outros não. Os furos são importantes para promover a drenagem da água irrigada. Caso o vaso com furos não seja bonito, podemos colocá-los dentro de vasos sem furos. Nesse caso, esse último serviria como cachepot.
Mas e se quisermos plantar diretamente nos vasos sem furos?
Segundo alguns cultivadores, isso é possível mas devemos ter certos cuidados. É importante caprichar na colocação de pedras e areia no fundo do vaso e ainda colocar uma tela ou manta dividindo essa parte do substrato onde a planta crescerá. Se tiver disponível, coloque também carvão ativado. Este ajudará na absorção da água em excesso e terá a função antimicrobiana, evitando a propagação de fungos que atacariam as raízes da planta. Além disso, as regas terão que ser mais espaçadas para evitar o apodrecimento das raízes. Só regue quando a terra estiver seca.
Ola Gustavo,! vc nao imagina a minha satisfação em encontra-lo na internet. rs
O seu blog contem tudo que amo: plantas, cultura oriental, ceramica, cultura indigena brasileira!!!!
Iniciei a pouco tempo na ceramica, que foi o foco da pesquisa quando encontrei o seu blog.
Moro no Rio e ate hj tudo que encontrava eram ceramistas paulista, confesso que ficava meio fustrada…rs
Obrigada pelos conteudos que irei maratonar.
VC da cursos?
Desde ja, parabens e obrigada pela iniciativa
Olá Fernanda! Muito obrigado pelas palavras! Quanto às aulas, eu te respondi por e-mail, ok? Um abraço!