mapa de localização. Fonte: Wikipedia
História:
Ela é conhecida como a “capital da porcelana” pois tem sido uma produtora de cerâmica por mais de 1.700 anos. A cidade tem história bem documentada e se estende por até 2.000 anos atrás.
Durante a dinastia Han, Jingdezhen era conhecida como Xinping. Relatos históricos indicam que foi nessa era que a cidade começou a produzir porcelana. Em 1004 d.C., durante a dinastia Song do Norte que foi renomeada como Jingdezhen, pegando o nome da era do imperador cujo reino fez com que sua produção de porcelana ascendesse à fama.
Nas dinastias Ming e Qing, Jingdezhen era considerada uma das quatro maiores cidades em termos de importância comercial e industrial.
Os recursos naturais de Jingdezhen incluem caulim, carvão, manganês e cal, mas é o caulim que fez com que a cidade ficasse famosa na China e no mundo. Por mais de um milênio, esse elemento único propiciou Jingdezhen a produção de porcelana de alta qualidade. O nome caulim vem de Gaoling ou Kaoling, uma localidade situada no vilarejo de Ehu, condado de Fuliang, na cidade de Jingdezhen.
Clima:
Boa parte das porcelanas de Jingdezhen são apreciadas por colecionadores de porcelanas por todo o mundo. De acordo com relatos da mídia, um jarro azul e branco da dinastia Yuan foi leiloado pelo equivalente a 230,000,000 yuan em Londres em 2005 (por volta de 110 milhões de reais). Esse foi o preço mais alto já atingido por uma peça de porcelana. A razão desse valor foi a considareção dos experts dela ser o representante mais alto da porcelana na China.
Durante a revolução cultural, Jingdezhen produziu uma grande quantidade de broches de porcelana de Mao e estátuas de Mao Zedong sentado.
Fonte:
- Wikipedia
Gosto muito de seus posts. Sobre Jingdezhen vale ler o livro de De Waal, que acaba de sair em português pela Intrínseca: o caminho da porcelana. O título em inglês é The White Road
Olá Iara, muito obrigado pela mensagem e pela sugestão de leitura. Já encomendei o livro e não vejo a hora de lê-lo!